segunda-feira, 18 de outubro de 2010


Legumes, frutas e verduras mais saudáveis

Muito se fala, hoje, em alimentação mais saudável e na preocupação da população mundial com a qualidade dos produtos à mesa. Sem dúvida, é importante que as pessoas estejam conscientes sobre os danos que a ingestão de gorduras nocivas pode causar ao organismo, que aprendam a identificá-las e que haja alternativas para a não-utilização dessas substâncias nos alimentos processados. No entanto, a orientação para uma dieta saudável, segundo especialistas ligados à área médica e nutricional, continua unânime: abusar de frutas e vegetais - fontes de vitaminas e açúcares naturais.

O que o consumidor ainda não sabe é que uma gama de hortifrutis existentes no mercado já conta com melhoramento de ponta capaz de aumentar seu valor nutricional, tornando sua ingestão ainda mais indicada. Na trilha dos avanços científicos e tecnológicos que já chegaram aos campos, a hortifruticultura realiza contínuas hibridizações (cruzamentos) das espécies sob uma metodologia de tentativa e erro para a seleção das características desejadas - melhor sabor, maior durabilidade, elevado teor de nutrientes, capacidade de sintetizar vitaminas, que serão então desenvolvidas.

A Seminis, empresa formada há 13 anos, após a junção de companhias que pesquisam e desenvolvem frutas e verduras há mais de 180 anos, é responsável pela criação de alguns desses novos produtos. Ao adotar o processo de cruzamento convencional entre as plantas sem manipulação ou interferência em sua estrutura genética (DNA), a companhia já dispõe no mercado, por exemplo, do milho vermelho, híbrido com grãos mais doces e macios, específico para comer diretamente na espiga. Além de melhor sabor, contém alto teor de antocianina, um antioxidante geralmente encontrado em vinhos, importante na prevenção da degeneração das células humanas.

O consumidor já encontra também cultivares de brócolis com maior teor de glucosinolatos, que induzem a produção, no organismo, de enzimas que previnem o câncer; e a linha de cenouras Rainbow - variedades coloridas entre vermelho, alaranjado e amarelo, com componentes nutricionais específicos. Outro exemplo é a couve-flor Cheddar, de cor alaranjada, com alto teor de beta caroteno, precursor da vitamina A no organismo, relacionada ao perfeito funcionamento da visão e estrutura da pele, além de atuar como antioxidante (prevenção de câncer), num índice 25 vezes maior do que uma couve-flor branca.

Quanto às pesquisas em andamento, a Seminis realiza estudos para aumentar os teores de licopeno (um dos pigmentos responsável pela cor avermelhada) e de quercetinas em tomates, ambos relacionados com a prevenção de câncer; além de conduzir estudos para elevar o conteúdo de licopeno nas melancias em 70% a 100%, tornando-as ainda mais saudáveis.

Ainda em relação aos tomates, também estão sendo conduzidas pesquisas para aumentar os teores de beta caroteno. Entre outros experimentos, a Seminis espera ainda aumentar os níveis de vitamina C em alfaces e melhorar o sabor das variedades de cebolas, com a diminuição do "ardido" (pungência) concentrado no bulbo deste vegetal.

Os novos produtos já à disposição dos consumidores, aliados ao que está por vir, despontam como alternativas para o consumo ainda maior e melhor de alimentos provenientes diretamente da natureza. Os artifícios agora empregados com tecnologia agregando melhor sabor, variedade de cores e nutrientes às frutas e verduras podem transformar a dieta saudável em diversão, principalmente às crianças, deixando a "hora de comer" mais atraente e apetitosa, auxiliando na nutrição da primeira infância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário