sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Legumes, Verduras e Alimentos: Vida saudavel através dos sucos.

Como já vimos os principais benefícios dos sucos de legumes e frutas são as vitaminas e mineiras, nutrientes essenciais para nossa saúde, como as vitaminas A, B, C e E, acido folico, cálcio, potássio e zinco, os antioxidantes e os aminoácido que são encontrados nas frutas e legumes. Portanto para quem tem o habito de tomar sucos torna-se uma das maneiras mais fácil de garanti a ingestão da dose diária necessária para o nosso organismo.

Nos sucos encontramos também outros nutrientes, as enzimas que são responsáveis pela a digestão e a absorção dos alimentos, contribuindo na produção de energia para o corpo. Na falta das enzimas o metabolismo não funciona adequadamente. Estas enzimas como não suporta temperaturas elevadas a 114ºc, quando os legumes e frutas cozidos, são destruídas, uma razão pela qual os sucos de fruta e legumes são as melhores fonte de enzimas, por isso aproveite destes magníficos sucos.

É de conhecimento de todos que uma alimentação rica em legumes e frutas pode nos ajudar a tratar e evitar inúmeras doenças degenerativas. Algumas substancias químicas encontradas nas plantas, os fotoquímicos são essencial para a prevenção de certas doenças com índice de mortalidade, entre elas as doenças cardíaca, o câncer, artrite e as alergias.

Descobertas a respeito dos fotoquímicos

Recentemente foram descoberto que os fotoquímicos são fundamental para a nossa saúde. Esta mudando a forma de encarar os alimentos, como uma simples fonte de alimentação. Hoje dia estamos mais atentos a importâncias que cada um deles traz a nossa saúde. Vejas alguns exemplos.

Os brócolis (brócolos) contém ditioltionas (protetoras das células) e sua principal característica é de acelerar a quantidade de enzimas, que participam no processo de desintoxicação do organismo. Com este processo gera um fluxo de moléculas, que ajuda a destruí as toxinas, entre elas as cancerígenas, mas cuidado para se prevenir do câncer é necessário comer regulamente legumes e frutas. Mas para se beneficiar destas vantagens, é necessário comer. maça, uvas, banana e pêra, enfim fazer uso de todas as frutas, incluindo as de pele branca. Muitos legumes verdes como as: acelga, couve-flor, couve-chinesa, couve-de-bruxelas, couve, brocolis, beterraba, cenoura, nabo, pimentão, alho, alho-francês, cebola e cebolinha, estes contem fotoquímicos que oferecem proteção contra agentes cancerígenas. Infelizmente a quantidade de legumes e frutas que a maioria das pessoas consome não é suficiente para combater estes males.

Outra proteção que os sucos nos oferece!

Bem, além das vitaminas e dos nutrientes, os legumes e as frutas contem antioxidantes, o qual bloqueia o feito danoso dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Pesquisa mostra que o envelhecimento esta ligado às lesões provocadas pelos radicais livres. ( os radicais livres podem danificar as células sadia do nosso corpo). Estas lesões contribuem para a formação de linha de expressão, pele flácidas, manchas e outras doenças que pode ser combatidas com os antioxidantes. Quando tomamos um bom suco de frutas ou legumes temos a certeza de que estamos nos beneficiando.

Forma correta de fazer os sucos

Primeiro passo é fazer a escolha dos legumes e frutas. e lava-las bem em agua corrente. Pode ser feito em liquidificador, centrifuga, espremedor, caso seja os cítricos. O importante que se tome os sucos naturais, sem adição de açúcar, mas os de limão é necessário acrescentar agua e também açúcados pois é muito forte, mas você tem varias opções: mel, açúcar amarelo, açúcar a base de frutoses e adoçantes.

Pode guardar os sucos ?

Não é indicado fazer os sucos e tomar mais tarde, pois o seu valor nutricional perdem com o passar do tempo, a sua exposição ao ar pode provocar oxidação das vitaminas. É recomendável fazer e tomar de imediato. Comece desde já aproveitar destas maravilhas, que Deus nos deu por meio da natureza, e tenha uma alimentação saudável todos os dias.